Início > Android > Programando para Android

Programando para Android

O Android, sistema operacional open-source desenvolvido pelo Google para smartphones, vem dominando o mercado, e dentro de algum tempo talvez seja até expandido para rodar em netbooks. A linguagem usada para desenvolver aplicaçoes Android é java, e neste tutorial ensinarei como configurar as IDEs Eclipse e Netbeans usando Windows.

google_android_logo

INSTALAÇÃO DA SDK


1. Primeiramente, baixe a SDK do Android aqui.

2. Extraia o arquivo para algum diretório no seu computador, geralmente esse diretório leva esse nome: android-sdk-<release>-<build>.

CRIAÇÃO DE UMA AVD


AVD significa Android Virtual Device, ou seja, o dispositivo móvel que será emulado no seu computador. Antes de começarmos, deve ser configurada uma variável no seu ambiente de trabalho para podermos usar recursos do Android na linha de comando. Pode parecer assustador para quem nunca fez isso, mas é muito fácil.

Clique com o botão direito em Computador -> Propriedades -> Avançado -> Variáveis do Ambiente

Nas variáveis do sistema, haverá uma chamada Path. Clique nessa variável e depois em Editar, e acrescente no final da variável esse caminho <SDK_ANDROID>\tools\.

variables

Agora temos tudo pronto para escolher a AVD. Vá ao prompt de comando do Windows e digite: android list targets. Se tudo ocorreu bem, ele listará no prompt os diferentes tipos de sistema(Android 1.1, Android 1.5 e Google APIs). Estarei usando Android 1.1 neste tutorial. Depois que decidir qual avd usar, digite esse comando para cria-la: android create avd -n <Nome_da_avd> -t <Sistema_da_avd>. Exemplo:

android create avd -n T-Mobile -t 1

A AVD está criada!

O EMULADOR ANDROID


O Emulador Android é o arquivo: <ANDROID_SDK>\tools\emulator.exe. Se voce tentar executa-lo sem definir uma avd, ele apenas lançará uma mensagem de erro num prompt, este que desaparecera rapidamente. Para iniciar o emulador com sucesso, abra o prompt de comando, digite <ANDROID_SDK>\tools\emulator.exe -avd <Nome da sua avd>. Exemplo:

C:\android-sdk-windows-1.5_r3\tools\emulator.exe -avd T-Mobile

O emulador pode demorar um pouco para ser iniciado, por isso é bom deixá-lo sempre aberto. O que você verá quando o emulador terminar de carregar será isso:

Emulator

CRIANDO APLICAÇÕES USANDO ECLIPSE



Criar aplicações Android usando Eclipse é muito fácil, graças a um plugin oferecido pelo Google, o ADT, ou Android Development Kit. Baixe o Eclipse desse site: http://www.eclipse.org/downloads/download.php?file=/technology/epp/downloads/release/galileo/R/eclipse-java-galileo-win32.zip

Extraia o arquivo para qualquer pasta, e execute o arquivo eclipse.exe. Espere a IDE carregar e vá em Help -> Install New Software. Na janela que se segue, digite esse endereço em Work With: https://dl-ssl.google.com/android/eclipse/site.xml

Deverá aparecer logo abaixo o Developer Tools, marque a checkbox e clique em Next. Alguns cliques mais e tudo deverá estar instalado.

developer_tools

Agora falta especificar o caminho da SDK Android. Vá em Window -> Preferences -> Android e especifique o caminho da SDK em SDK Location. Agora já está tudo pronto para começarmos a programar. Vá em FIle -> New -> Project -> Android Project. Digite algum nome, selecione Android 1.1, e preencha os outros campos(O nome do pacote deverá ter pelo menos um pontos). O projeto será criado, e o que nos interessa é o arquivo Nome_da_sua_aplicação.java na pasta src. No final do método onCreate(bundle) acrescente a linha:

setContentView(R.layout.main);

Essa linha mostrará uma string do arquivo main.xml na tela do aplicativo. Para correr sua aplicação apenas clique em Run e selecione Android Application(o emulador deve estar aberto). Você deverá ver uma tela preta no emulador com a mensagem: Hello World, Nome_da_sua_aplicação. Agora você já pode criar aplicações simples para Android no Eclipse!

DESENVOLVENDO COM NETBEANS

Configurar e desenvolver com a IDE Netbeans é um pouco mais complicado, mas nada impossível. Também existe um plugin para Netbeans, o nbandroid. Eu estou usando o Netbeans 6.5.1, o processo pode ser levemente diferente em outras versões. Vá em Tools -> Plugins. Na janela Plugins, vá até a aba Settings e aperte o botão Add, e na janela que aparecerá preencha o campo URL com http://kenai.com/downloads/nbandroid/updates.xml e preencha o campo name com nbandroid. Vá para a aba Available Plugins e procure por Android, marque a caixa de texto do plugin achado e instale, não se assuste se receber um aviso durante a instalação sobre unsigned plugins.

Depois de instalado o plugin, você terá que adicionar a plataforma Android indo em Tools -> Java Platforms -> Add Platform. Selecione Google Android Open Handheld Platform e coloque o nome Android e a localização da sua SDK na próxima janela. Já está tudo pronto para começar a programar com Netbeans! Crie um projeto e selecione na categoria Android -> Android Application. Você já deve ver um arquivo java. Nesse arquivo, acrescente no final do método onCreate a linha:

setContentView(R.layout.main);

Isso fará o programa mostrar uma mensagem na tela do emulador. Para rodar a aplicação, aperte f6 e selecione a avd na qual quer testar a aplicação(já deve estar iniciada). O que verá será isso:

hellofromnetbeans

CONCLUSÕES

A plataforma Androide bastante flexível, e utiliza uma linguagem muito boa para programação móvel, na minha opinião é melhor do que todas as outras plataformas móveis pagas do mercado. Se for adotado como padrão para celulares, o preço dos aparelhos pode baixar e pode ser eliminada a incompatibilidade entre os aparelhos, mas sem um visual repetitivo em todos os aparelhos, já que seu código pode ser customizada e o tema mudado para melhor se parecer com o aparelho. Agora quero saber o que vocês acham! Se quiserem que eu acrescente algo mais no tutorial eu atenderei prontamente!

About these ads
  1. daniel
    agosto 26, 2009 às 2:56 pm

    Bom dia

    pow gostei do site, estou procurando material sobre a tecnologia android, e tenho certeza que esse site vai me ajudar mto, eu tenho uma sugestão para o site, de postar as novas atualizações no twitter, eu ja recebo mta coisa de revista importante, e sei qu pode ajudar mto ao site divulgar novas atualizações.

    o meu é http://www.twitter.com/dancgrj

  2. março 19, 2010 às 4:53 pm

    Muito bom gostei muito deste tutorial =D

    Abracos
    Herlon Aguiar
    dWebHosting.com.br – o Amigao do Webdesigner

  1. setembro 1, 2009 às 1:51 pm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: