Início > Sistema Solar > Terra perdendo atmosfera

Terra perdendo atmosfera

Mas calma, esse processo só vai tornar o planeta inabitável daqui a bilhões de anos.  A Terra está perdendo gases de sua atmosfera, principalmente o hidrogênio para o espaço, e a falta desse gás secará oceanos e desligará ciclos geológicos que estabilizam o clima, e só poderá existir vida  nos polos.

image006

PORQUE A TERRA ESTÁ PERDENDO ATMOSFERA?

A Terra está perdendo atmosfera devido a um fenômeno conhecido como escape de átomos. A velocidade de escape é a velocidade necessária para vencer a gravidade. Os átomos podem atingir essa velocidade de várias formas. A forma mais simples é o escape térmico, que pode ocorrer de duas maneiras. No escape térmico hidrodinâmico, o ar aquecido pelo Sol se torna menos denso, o que provoca a aceleração do mesmo rumo a atmosfera, atingindo a velocidade de escape. No outro tipo de escape térmico, o escape Jeans, os átomos na exosfera(camada mais externa da atmosfera) com velocidade suficiente podem escapar para o espaço facilmente.

REAÇÕES QUÍMICAS E COLISÕES DE PARTÍCULAS

Outros fatores que podem fazer átomos atingirem a velocidade de escape são as colisões de partículas e reações químicas. O campo magnético da Terra impede que os íons escapem para o espaço, mas é possível driblar essa barreira de várias formas. Um íon de hidrogênio em alta velocidade pode colidir com um átomo de hidrogênio neutro e roubar um de seus elétrons, tornando-se um átomo neutro e podendo escapar do campo magnético. O campo magnético da Terra também tem um defeito. Em altas latitudes, como nos Círculos Polares, as linhas do campo magnético não se curvam voltando ao solo, como você pode ver na imagem, abaixo, mas ficam abertas ao espaço, permitindo o escape de íons.

ESCAPE POR CHOQUE DE METEOROS COM O PLANETA

Nenhum dos escapes anteriores se compara com o choque de um meteoro com a Terra. Ao se chocar com a Terra, um meteoro cria uma explosão gigantesca que atira átomos de hidrogênio e muitos outros para o espaço ao entrar em contato com a atmosfera e depois colidir com a Terra.

Fonte principal: Scientific American Brasil

  1. agosto 30, 2009 às 2:41 pm

    Adoreiiiiiiiiiii, a informacao é transmitida de forma clara e eficiente, a interface é de facil navegacao, e o artigo é de grande importancia para estudos futuros. continua assim cara!

  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: