Início > C++ > Programando para Windows no Visual C++

Programando para Windows no Visual C++

Iniciantes que usavam Dev C++ ou outro compilador sem muitos recursos não sabem nem por onde começar no Visual C++. Neste tutorial vou sanar essas dúvidas e ensinar a criar projetos de console básicos e uma janela simples do Windows. Assumo que vocês já tenham um conhecimento básico de C++. Se não tem o Visual C++ 2008 instalado pode baixá-lo aqui. Primeiro vamos conhecer a interface do Visual C++ e estudar os botões que nos interessam.

1 – New Project: Botão para criar um novo projeto.

2 – Solution Explorer: Navegador de projetos. É por ele que você navega pelos arquivos do seu projeto.

3 – Add new Item: Simples, botão para adicionar novo arquivo para um projeto já existente.

4 – Toolbox: Menu com componentes para janelas.

5 – Output: Os resultados da compilação e debug do projeto aparece aqui.

visual_interface

Seguindo em frente, crie um novo projeto clicando no botão 1. Um diálogo se iniciará, em project types vá em Visual C++ e em templates escolha Win32 Console Application, digite um nome e pressione ok. Na próxima janela clique em next e na próxima marque a checkbox Empty Project em Additional Options e clique em Finish. Um novo projeto se iniciará no Solution Explorer. Mas o projeto não tem nenhum arquivo! Então temos de criar um novo item clicando no botão 2. Outro diálogo se iniciará, selecione C++ File e digite um nome. Agora podemos ver que a página inicial foi substituída por um espaço branco, que é onde deverá ser colocado o código do arquivo que você acabou de criar. Veja que o arquivo que criou aparece no solution explorer na pasta Source Files, como na imagem abaixo. Digite o código como na imagem.

code

Aperte f5 para compilar e rodar o programa e está tudo pronto! Você deve ver um prompt onde está escrito: Hello World! Press any key to continue…. Você pode ver o log de debug e compilação no output, podendo determinar qual aparecerá no combo Box Show output From:

CRIANDO JANELAS NO VISUAL C++

Criar janelas no Visual C++ causa dúvidas em muitos iniciantes, e não só no Visual C++, criar janelas em C++ causa muitas dúvidas independente do compilador, eu mesmo já passei por essas dúvidas quando estava começando. O Visual C++ tem vários facilitadores, e até tem uma extensão para C++, o C++/CLI ou C++/CLR. Para criar um novo projeto de janelas, inicie um novo projeto e vá em Windows Forms Application. Digite um nome, clique em Finish, Next e Next. Um novo projeto se iniciará, e magicamente surgirá um modelo de janela no lugar da página inicial. Agora entra o Toolbox. Posicione o cursor sobre o toolbox, e deverá aparecer um menu com diferentes componentes, como na imagem abaixo:

toolbox

Poderíamos apertar f5 agora e uma janela apareceria, e pronto, já sabe como criar uma janela. Mas a fonte de dúvidas dos iniciantes é como relacionar o código a janela e seus componentes. Como exemplo, arraste da toolbox um botão, um textBox e uma label para a janela. As propriedades desses componentes(como texto, etc..)  podem ser editadas no menu Properties, que pode ser aberto ao clicar com o botão direito no componente e depois em Properties. Dê um double-click no botão para ir ao seu listener. Listener? Para quem não sabe, um listener de botão geralmente faz o código dentro dele executar quando o botão é clicado. Copie o código abaixo para dentro do listener do botão:

int TextBoxValue = System::Int32::Parse(textBox1->Text);
label1->Text = TextBoxValue.ToString();

Esse código armazenará o texto do textBox1 numa variável chamada TextBoxValue do tipo inteiro e o colocará como texto da label1. A função System::Int32::Parse(String) é o conversor CLR de String do sistema para int. Agora aperte f5 e teste o programa!

finished

Temos uma janela funcional! Para ter certeza de que entendeu faça a label exibir uma mensagem de erro quando o valor da textbox for maior que 20.

CONCLUSÕES

Criar janelas no Visual C++ é muito fácil, apesar do CLR ter tirado um pouco da flexibilidade da linguagem na minha opinião. Se você quiser criar janelas com puro código C++ dê uma olhada nesse tutorial. Se tiver dúvidas sobre o Visual C++ pode visitar o msdn, um grande de centro de informações sobre produtos de programação da Microsoft.

  1. Victor Ch
    setembro 20, 2009 às 11:57 pm

    Que Livro você me recomendaria para programar C++ em Visual C++ com Interface grafica e tudo mais assim como no seu tutorial. Ah. E seu tutorial está muito bom. Parabens

  2. Evandson
    julho 16, 2010 às 9:03 pm

    Mas, ao programar em Visual C++ seu programa será dependen do .NET Framework, ou não?

    Se sim, tem como criar um programa portátil? favor responder esse comentário!

    • Gamma Radiation
      agosto 4, 2010 às 7:33 pm

      Se for criar uma janela no Visual C++ usando essas ferramentas sim. Mas se voce criar aplicacoes de console e janelas manualmente seu programa nao dependera do .NET Framework

  1. outubro 1, 2009 às 7:00 pm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: