Início > Física > Em busca da Teoria do Tudo – Parte II

Em busca da Teoria do Tudo – Parte II

Na primeira parte desse artigo, falei sobre a relatividade, teoria formulada por Albert Einstein. Nessa segunda parte entraremos no estranho mundo da mecânica quântica. A mecânica quântica deixou Einstein horrorizado por causa de seus estranhos princípios.

PRINCÍPIOS DA MECÂNICA QUÂNTICA

O princípio básico da mecânica quântica é que tudo é formado por partículas, que formam átomos. Mas esse princípio evoluiu par algo muito mais bizarro. Quando físicos tentaram medir a posição e velocidade exata dessas partículas, descobriram que era impossível. A consequência disso foi a construção do Princípio da Incerteza, que fez Einstein proferir a famosa frase: Deus não joga dados. O Princípio da Incerteza determinava que quanto mais determinada a posição de uma partícula, menos determinada sua velocidade. Quanto maior fosse o comprimento de onda usado para determinar a posição e velocidade de uma partícula, menos exata sua posição seria e mais exata sua velocidade, e vice-versa.

A MECÂNICA QUÂNTICA E A RELATIVIDADE

A Relatividade, teoria da física clássica, não incorporava a mecânica quântica, e as duas eram incompatíveis. A Relatividade era importante em eventos de grande escala, enquanto a mecânica quântica era importante em eventos subatômicos. Você deve estar se perguntando: “E daí? Podemos usar as duas teorias individualmente! “. Porém, em uma singularidade(um ponto de densidade infinitamente grande e tamanho infinitamente pequeno) como o Big Bang, precisamos de uma teoria quântica que explique a gravidade para entender o início do Universo.


  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: