Início > 3D > 3D Studio Max 2009 – Modificando e modelando um objeto

3D Studio Max 2009 – Modificando e modelando um objeto

Neste tutorial mostrarei como aplicar modificadores a objetos paramétricos e modelar objetos editáveis, as maiores ferramentas para criação de modelos complexos, e para seguir este tutorial com sucesso precisará de um conhecimento básico do 3D Studio, pode encontrar aqui. No 3D Studio Max 2009 existem dois tipos de objeto. Existe o objeto paramétrico e o editável. O paramétrico é um objeto para o qual podem ser passados parâmetros para especificar altura, tamanho, etc… Os modificadores só podem ser aplicados a objetos paramétricos. Um objeto editável, por outro lado, não pode receber esses parâmetros e nem modificadores podem ser aplicados a esse tipo. Então o que podemos fazer com objetos editáveis? Os objetos editáveis podem ser modelados, uma solução muito flexível. Abaixo podemos ver um cilindro editável com alguns segmentos a mais sendo editado.

editavel

MODIFICANDO OBJETOS PARAMÉTRICOS

As primitivas do 3D Studio são por default paramétricas. Podemos aplicar modificadores nessas primitivas no painel Modify. Não vou explicar os modificadores aqui, porque são muitos, e isso resultaria em um tutorial muito grande, e depois você pode conhecer os outros modificadores você mesmo. Para este tutorial vamos criar uma cadeia de DNA.

  1. Crie a primitiva Plane no painel Create.
  2. Vá ao painel Modify e preencha o parâmetro Length Segs para 11, Width Segs para 1, Length para 300 e Width para 60.
  3. No topo do painel Modify há um Rollout chamado Modifier List. Nessa lista estão os modificadores que vamos aplicar. Clique nesse rollout e no Modificador Lattice.
  4. Marque a Radio Box Icosa nos parâmetros do modificador Lattice na categoria Joints e digite 6 nos segmentos.
  5. Clique novamente na Modifier List e selecione Twist.
  6. No parâmetro Angle do Twist digite 360 e marque a Radio Box Y na categoria Twist Axis.
  7. Agora nós temos algo muito semelhante com uma cadeia de DNA, mas você deve ter notado que as juntas ficaram meio achatadas. Para corrigir isso arraste o modificador Twist para baixo de Lattice.
  8. Renderize a cena clicando no botão Render e temos uma cadeia de DNA pronta!

DNA

COMO ISSO FOI FEITO?

Você pode estar se perguntando pra que foram necessários todos aqueles passos. Os ajustes dos segmentos do Plane foram necessários para criar as juntas certas quando o modificador lattice fosse aplicado. O Lattice transformou os segmentos em cilindros e suas extremidades em juntas para dar ao Cilindro uma aparência de DNA, e os ajustes em seus parâmetros foram usados para transformar as juntas em esferas, como nas gravuras de DNA. Enfim, o Twist foi usado para girar o DNA em 360 graus.

MODELANDO OBJETOS EDITÁVEIS

Existem vários tipos de objetos editáveis. Neste tutorial usarei Editable Poly. Antes de começar devo explicaro uso do Soft Selection. Vamos criar algumas montanhas em um Plane agora.

  1. Crie um objeto Plane(não muito pequeno) e no parâmetro Width Segs digite 12 e em Length Segs também.
  2. Clique com o botão direito nesse objeto e depois em Convert To -> Editable Poly.
  3. Vá ao Painel Modify e clique no botão de mais a esquerda de Editable Poly.
  4. Selecione o subojeto Vertex.
  5. Selecione qualquer um dos pontos que aparecem sobre o plano e você poderá escalá-lo, girá-lo, mudar sua posição e até deletá-lo! Tudo isso usando as ferramentas básicas de Scale, Rotate e Move, mas antes de começar a modificá-lo devo informar da ferramenta Soft Selection. Essa ferramenta permite uma transformação menos abrupta das vértices de um objeto editável. Para usá-la marque a checkbox Use Soft Selection. Abaixo dessa checkbox haverão valores de Fallof e Pinch para declarar quanto outras vértices serão afetadas. Divirta-se!

A cena renderizada deve ter ficado pelo menos um pouco parecida com isso:

mountains

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: