Início > Tecnologia > Nanotecnologia – Promessas e Complicações

Nanotecnologia – Promessas e Complicações

O domínio da nanotecnologia pela humanidade poderia trazer inúmeros benefícios. Desde processadores minúsculos com a capacidade de 100 processadores atuais juntos até inovações na área de tratamento de doenças na Medicina. Porém, essa área da tecnologia é absurdamente complicada. Veremos as principais dificuldades e promessas da nanotecnologia.

COMPLICAÇÕES


NANOMOTORES

Bem, como poderíamos fazer para um robô com muito menos de um milímetro se movimentar? Detalhe: No mundo dos nanorobôs, aqueles princípios da Física que te pareceram malucos valem, como o movimento browniano, então o nanomotor deve ter força o bastante para vencer esse movimento. Pense bem. Se o motor for elétrico, será preciso conseguir uma fonte de eletricidade para ele. Se for um esquema simplificado e em miniatura dos motores de carros precisaria de combustível. E então? A resposta é criar um mecanismo que consegue energia de um a fonte comum e natural. Água! Cientistas já tem uma idéia de como criar o mecanismo, e seu nome é mecanismo catalítico, vamos analisá-lo: O nanorobô se auto-impulsionaria  por água e água-oxigenada empurrando o fluido pela lateral através de reações químicas(não vou entrar em detalhes porque há mais coisas a falar), superando a viscosidade aquosa. Perfeito não é? O nanorobô estaria mergulhado no próprio combustível dentro do corpo humano. Mas isso é só parte do problema. Precisamos também manter o nanorobô controlado e com uma rota uniforme para chegar ao seu objetivo. Está um estudo o uso de nanobússolas para fazer o robô se mover perpendicularmente ao campo magnético, evitando que se mova aleatoriamente ou sofra giros por causa do movimento browniano. Agora só faltam os circuitos para controlá-los. Abaixo um esquema de mecanismo catalítico:

NANOCATÁSTROFES

Imagine o seguinte: Cientistas conseguem criar um nanorobô que consegue se autoreplicar e o testam pela primeira vez para construir um tijolo(hehe). Mas algo dá terrivelmente errado! Os nanorobôs não param de se replicar e rapidamente o país inteiro está preenchido por nanorobôs, e depois ocupariam o planeta inteiro, uma cena parecida com a quase-destruição da Terra em O Dia em que a Terra parou. nanorobôs que se auto-replicam poderiam servir para inúmeras funções. Mas esse tipo de nanorobôs deve ser intensamente estudad0 antes de ser posto em prática. Outro perigo é a facilitação da criação de vírus modificados para destruir a humanidade por terroristas ou qualquer outro mecanismo de destruição em massa facilitado pela nanotecnologia.

Não, isso não é um avião derrubando o prédio e sim, nanorobôs!

Não, isso não é um avião derrubando o prédio e sim, nanorobôs!

PROMESSAS

NANOMEDICINA

Se conseguirmos dominar a nanotecnologia, a medicina sofrerá uma revolução. Poderíamos usar nanorobôs programados especialmente para combater uma determinada doença, portanto, esqueça quimioterapia e etc…, porque os nanorobôs identificarão e destruirão apenas as células cancerosas. Nós também poderemos ser imortais, ou super-humanos. Segundo teses, o envelhecimento é apenas o acúmulo de erros aleatórios no organismo, e os nanorobôs poderão corrigi-las daqui a algum tempo.

AVANÇOS TECNOLÓGICOS

Bem, se dominarmos a nanotecnologia completamente poderemos ter gadgets tecnológicos de qualquer tamanho e computadores absurdamente potentes. Use sua imaginação, pois praticamente qualquer tipo de equipamento tecnológico poderá ser feito.

  1. Nenhum comentário ainda.
  1. No trackbacks yet.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: